É preciso conhecer

É preciso conhecer

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quadro da MTV satiriza autistas e gera polêmica

HUMOR
Quadro da MTV satiriza autistas e gera polêmica

em 3/5/2011

O Estado de S.Paulo, 27/04

Fernanda Bassette

Quadro da MTV satiriza autistas; Ministério Público vai investigar

Um jovem corre de um lado ao outro, uma moça grita compulsivamente em frente ao espelho e outro aparece jogado inerte no canto da sala. Eles são atores tentando representar pessoas com autismo. O quadro Casa dos Autistas foi veiculado no programa Comédia da MTV e provocou polêmica e reações.

Ontem, o Ministério Público Federal de São Paulo instaurou um procedimento para investigar o quadro que durou cerca de três minutos e fazia uma alusão ao Casa dos Artistas. O programa foi ao ar no dia 22 de março.

‘Foi uma manifestação de mau gosto e de completa ignorância sobre o assunto. Retratou o autista como um completo idiota, um imbecil. Um total desserviço’, diz o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP.

Segundo Vadasz, estima-se que o autismo atinja 1 em cada 110 crianças. ‘Fiquei chocado com o que vi porque, aparentemente, essas pessoas possuem algum nível de instrução.’

Mãe de uma moça com autismo e vice-presidente da associação Autismo e Realidade, Paula Balducci de Oliveira soube do programa pela repercussão na internet. Diz que a filha assistiu ao vídeo, não se manifestou verbalmente, mas ficou com os olhos cheios de lágrimas.

‘O programa vai contra tudo aquilo que lutamos diariamente: para acabar com o rótulo e com o preconceito. Como mãe senti revolta e tristeza. Como associação, faço um convite para que o programa conheça a causa e informe os jovens corretamente.’

Carolina Dutra Ramos, coordenadora pedagógica da Associação de Amigos do Autista, diz que as mães estão revoltadas. ‘Fizeram uma chacota com um problema tão sério, que traz sofrimento às famílias. Foi uma total falta de respeito’, diz.

Zico Goes, diretor de programação da emissora, reconheceu o erro e pediu desculpas às famílias. De acordo com ele, ontem mesmo entraria no ar um pedido de desculpas por escrito, antes de o Comédia começar.

Além disso, para minimizar a repercussão negativa, a emissora fará hoje uma reunião com a associação de familiares para ouvir as reclamações e traçar uma maneira de reverter o problema.

‘Erramos e vamos tentar compensar de alguma maneira. Extrapolamos o limite do humor, que ficou sem graça, ficou grosseiro. A nossa ideia é fazer campanhas de esclarecimento ao longo da programação’, afirmou.

Repercussão negativa

ZICO GOES - DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DA MTV:

‘Percebemos que pisamos na bola, mas o estrago já está feito. Tiramos o quadro da reprise.’

Um comentário:

Marcio Vieira de Souza disse...

MTV quer Marcelo Adnet ileso à polêmica autista
MTV teme que sua principal estrela possa sair com arranhões do episódio sobre autismo; e o garoto-propaganda?
1retweet
Da Redação
Os Paparazzi
marcelo adnet autista comédia mtv casa dos autistas (Foto: Divulgação)
Cena da "Casa dos Autistas", com Marcelo Adnet
O clima na MTV nunca esteve tão tenso. Marcelo Adnet, principal e mais valiosa estrela da emissora, está envolvido em uma polêmica que o classifica como preconceituoso. Marcelo Adnet apresentou um quadro no programa "Comédia MTV", no dia 22 de março, onde os comediantes fazem piada com o autismo. O quadro se chamava "Casa dos Autistas", paródia da "Casa dos Artistas", do SBT de Silvio Santos.

A MTV enviou um comunicado oficial pedindo desculpas pelo ocorrido. "O Comédia MTV sabe que o autismo é uma coisa séria e que o autista deve ser tratado com respeito", diz comunicado no blog oficial do Comédia MTV. O episódio polêmico e lamentável está comovendo toda a direção da MTV. A emissora está preocupada, acima de tudo, com a imagem de Marcelo Adnet, que pode sair manchada após o episódio.

Marcelo Adnet é o humorista mais famoso e valorizado da MTV. As críticas em cima de Adnet são as mais duras imagináveis. Pelo Twitter, o ator tenta se defender. Mas recebe uma avalanche de críticas. O que a MTV quer fazer com que o público saiba é que Adnet era contra o quadro. "Desculpe, sempre fui contra esta cena, mas fui voto vencido. Não escrevi esta cena e não sou o diretor do programa (Comédia MTV). Uma pena mesmo", escreveu Adnet em seu Twitter, respondendo à crítica de uma fã.

O comediante está abalado. Marcelo Adnet não aparece para trabalhar desde essa quarta-feira. "Quem vê o vídeo no YouTube, culpa logo o Adnet. Ele é o comediante famoso em cena. Um ator que vem sendo reconhecido, premiado. Todos opinam agora: 'poxa, desta vez o Marcelo Adnet pegou pesado'. Mas a culpa não pode cair toda sobre ele", comentou Jeferson Gomes, que é roteirista de televisão.

A imagem de Marcelo Adnet também pode ser prejudicial à publicidade. Marcelo Adnet é garoto-propaganda de grande empresas como a Embratel e Volkswagen. As empresas Embratel e Volkswagen não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido. Nos bastidores da Volkswagen, há a informação de que o caso foi um "gol contra" para a imagem de Marcelo Adnet. Recentemente, Marcelo Adnet declarou em entrevista que rejeitou uma proposta para trabalhar na TV Globo, como humorista.