É preciso conhecer

É preciso conhecer

sexta-feira, 1 de abril de 2011

dia 02 de abril: manifestação e caminhada pelo autismo em Floripa

O QUE– CAMINHADA PELO AUTISMO
QUANDO 02 DE ABRIL DE 2011 - SÁBADO 9:00h
ONDE TRAPICHE DA BEIRA MAR - FLORIANÓPOLIS
QUEM – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS AUTISTAS – FLORIANÓPOLIS

CONTATOS

AMA 48 3025-5140

CONTATOS: FRANCISCO LUIZ - PRESIDENTE AMA 48 8409-5541
VERA LUCIA LOPES VICE-PRESIDENTE 48 8415-3826
LUCIANA SARKIS – SECRETÁRIA AMA 48 8429-2970

LINKS : http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0259.pdf http://www.ama.org.br/html/home.php

Associação promove caminhada pelo Autismo

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Florianópolis promove no próximo dia 02 de abril (sábado) às 9h no Trapiche da Beira Mar Norte, a “Caminhada pelo Autismo”. O evento é relacionado ao DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, celebrado na mesma data.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente segundo as normas que regulam essas respostas).

Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). A origem da palavra vem do grego AUTOS significando “sobre si mesmo”
As causas do autismo estão ainda por esclarecer completamente.
Evoluções na pesquisa científica têm vindo a apontar para o fato de poderem existir diversas causas, algumas presentes, outras não, em determinada pessoa. Assim, tal como existem diferentes tipos de autismo, também parecem existir diferentes tipos de causas para o autismo.

Sabe-se hoje que o autismo tem uma base hereditária (parece existir uma pré-disposição genética para desenvolver autismo) e que determinados fatores pré e pós-natais (ex: doenças precoces; infecções virais; exposição a determinados componentes do ambiente). Os principais sintomas do autismo incluem:
Boa capacidade de memória
Expressão inteligente e ausente
Mutismo ou linguagem sem real intenção comunicativa
Hipersensibilidade a estímulos
Desejo obsessivo de preservação das mesmas coisas
Relação obsessiva com objetos

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos autistas da região foi criada em 1994 a Associação de pais e amigos dos autistas de Florianópolis- AMA.
Hoje, conta com 50 associados e buscando instalações próprias para ampliar o atendimento e elaborar projetos para melhoria na qualidade de vida das pessoas com autismo da Grande Florianópolis.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.

Nenhum comentário: