É preciso conhecer

É preciso conhecer

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Um autista para cada 150 pessoas

Um autista para cada 150 pessoas

O transtorno se manifesta de inúmeras formas e nem sempre é fácil de identificar

Por Ivan Padilla

Em menor ou maior grau, o autismo atinge uma em cada 150 pessoas, apontam estudos americanos. Não se sabe a causa exata. Fatores genéticos ou exposição a toxinas do cérebro em desenvolvimento são as hipóteses mais prováveis. Os pacientes têm aparência normal, a não ser quando o transtorno aparece associado a outras doenças mentais.

Quando se fala em autista, a imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas é a do ator Dustin Hoffman em “Rain Man”. O personagem do filme tem a Síndrome de Savant, um tipo de autismo que atinge um em cada dez pacientes. Os savants costumam ter uma memória prodigiosa, porém uma forte limitação intelectual.

Uma das manifestações mais suaves é a Síndrome de Asperger. Os pacientes têm dificuldade para interagir e demonstrar afeto, mas não apresentam atraso cognitivo e mental. Falam de forma pedante e têm interesses bastante específicos. O americano Vernon Smith, prêmio Nobel de Economia em 2002, tem a síndrome. Os psiquiatras acreditam que gênios como Michelangelo, Isaac Newton, Albert Einstein e Charles Darwin também tinham traços de Asperger.

Pessoas que sofrem da Síndrome de Asperger são as mais aptas a trabalhar. “O maior problema é a o preconceito”, afirma Marli Marques, coordenadora-geral da Associação de Amigos do Autista (AMA), entidade com quatro casas de assistência em São Paulo . “Eles não conseguem se expressar bem e têm caligrafia ruim. Dificilmente passam em uma entrevista de emprego”.

Publicada em 05/10/2009 no site da Revista Época Negócios:

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI91614-17453,00-UM+AUTISTA+PARA+CADA+PESSOAS.html

Nenhum comentário: