É preciso conhecer

É preciso conhecer

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

APRENDENDO COM A MENTE VISUAL EM UM MUNDO AUDITIVO

APRENDENDO COM A MENTE VISUAL EM UM MUNDO AUDITIVO: estratégias visuais e suportes psicoeducativos para crianças no espectro autista e desordens correlatas.

Fundamentação TEACCH

Dia: 06/03/2010

Carga horária total do curso: 10 horas
Objetivo geral: Apresentar situações facilitadoras da aprendizagem de crianças com autismo com base nos princípios da comunicação visualmente mediada.
Objetivos específicos:
1. Apresentar a fundamentação teórica referente á interpretação visual dentro do espectro autista x desenvolvimento típico
2. Aplicar os princípios da comunicação visualmente mediada no cotidiano doméstico e escolar (aplicabilidade TEACCH)
3. Discutir questões acerca dos melhores contextos para a aprendizagem, ambientes, motivadores, instruções sistemáticas de ensino, task-analysis (análise de tarefas), protocolos de avaliação e registro de comportamentos.
4. Monitorar a criação de ferramentas visuais para facilitar a aprendizagem e os processos de reconhecimento e interpretação da criança autista
Conteúdo:
1. O sistema de aprendizagem no espectro autista: como se dá o processo de entrada sensorial no autismo? Como o sistema sensorial cria os significados para a aprendizagem? Como é o processo de aprendizagem para crianças no espectro autista?
2. Autismo: relações com o desenvolvimento – o cérebro e a aprendizagem; características perceptuais da aprendizagem nos casos de autismo, a formação de conceitos, representação lingüística, funcionamento cognitivo. Onde está o desvio na criança autista?
3. O que é comunicação visualmente mediada? Como usar as ferramentas visuais a favor da aprendizagem?
4. Desenvolvimento e uso de ferramentas para uma mente visual em situações de ensino: materiais, suportes diretivos e organizadores- criando materiais de trabalho.
5. Determinando o que e quando ensinar á criança autista
6. Como estabelecer o melhor contexto de aprendizagem



PALESTRANTE : Maria Elisa Fonseca Granchi
Psicóloga; Professora Universitária;
Especialisra em didática do Ensino Superior pela FEAP/SP; Especialista no PROGRAMA TEACCH pela Carolina do Norte/USA; Arteterapeuta pelo NAPE/SJCampos; Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos UFSCA; Coordenadora do CEDAP- Centro de Autismo das APAEs de Pirassununga SP; Supervisora
de todos os Atendimentos aos autistas nas APAEs do Estado de SP.



Valor Especial de Inscrição: R$105,00 e para grupos 90,00 (podendo ser parcelado em até 12x no cartão e 2x no cheque) inscrições até 28/02/2010.

LOCAL : Dala de Conferencia BELVALE ( Hotel Shelton Inn )
CIDADE: São José dos Campos – SP
DIAS : 06 de março de 2009 das 8 às 18:00.
PUBLICO ALVO: T.Os, pedadagógos, psicopedagogos, professores, psicólogos, facilitadores, fonoaudiólogos, familiares etc..

*Telefone para contato: (12) 3021-0996

"O Sucesso vem quando se junta o preparo á oportunidade."
Bobby Unser.

Nenhum comentário: