É preciso conhecer

É preciso conhecer

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Livro : Natação para autistas



Trabalhar com educação especial, ainda mais com autistas, é um desafio. Desafio prontamente aceito pela professora de educação física Carolina Aparecida de Castro Granato, de Volta Redonda. Ela começou a trabalhar com natação para autistas em 2002, quando fazia pós-graduação em educação especial. “Já trabalhava com autismo desde 1999, e com natação há mais tempo. Estava fazendo pós, e fui pesquisar sobre o assunto. E eu não achava material, nada havia sido publicado no Brasil”, diz. Em 2003, ela começou a escrever. “Escolhi o assunto pela afinidade que tenho com o tema, e também pela falta de referências bibliográficas que eu constatei”. Resultado: lançou o livro “Natação Para Autistas”. Em seu livro, Carolina inicia falando sobre os conceitos da natação. “A natação não é só o nado, técnico. É muito mais do que isso. Faço essa explicação até para evitar qualquer interpretação errada, pois o autista não vai sair nadando. A aula, para ele, é um processo para ajudar no tratamento, na socialização”, explica. - Depois, eu conceituo o autismo. Falo de diagnóstico, teorias, dou dicas de ensino para pessoas que são portadoras da doença. Ao final, falo sobre a minha experiência com natação para autistas. As etapas de adaptação, como foi no fundo, como foi no raso, a resposta de cada um - detalha.Carolina também comenta resultados: “Fiz uma análise da habilidade aquática no início, depois com três meses de aulas, e depois com seis. Ao final, eles já estão nadando, mostrando uma afinidade muito grande com a água”. A professora dá aulas no Parque Aquático Municipal. Segundo ela, o diferencial está na composição das turmas - as aulas são individualizadas. “Também usei a metodologia nas turmas regulares”, diz. “Mas é importante ressaltar que os autistas têm menor capacidade de concentração, são hiper-ativos. Então evito o excesso de material na piscina e trabalho a concentração e a comunicação, dando limites e regras”, explica, ressaltando que o essencial é trabalhar com eles o “olho no olho”. Nas aulas, há música, apreciada pelos alunos. “Eles respondem muito bem”, enfatiza.Quando um novo aluno se matricula, há todo um processo, em que é feita uma entrevista com os responsáveis. “Perguntamos qual a relação que o paciente tem com a água, além de rotina, medicamentos. E é unanimidade: todos eles têm uma boa relação com o meio aquático”, destaca Carolina.- O melhor de trabalhar com essas turmas especiais é o carinho que eles sentem. Isso é a maior recompensa, principalmente quando vem dos autistas. Ao contrário do que muitos pensam, eles têm sentimentos sim, mas possuem dificuldade para lidar com eles, para expressá-los. Então, quando a gente sente isso vindo deles, todo o carinho, isso não tem preço. O LIVRO - “Natação Para Autistas” foi lançado no início do mês, apresentado no Fórum Internacional de Saúde, Esporte e Lazer, no Sesc (Serviço Social do Comércio), no Rio de Janeiro. “Até onde me consta, não há ainda nenhuma literatura sobre o assunto, nem mesmo na Internet, então estou estudando com a editora a viabilização do livro para vendas na rede também, pelas lojas virtuais”, diz a autora, destacando que a primeira edição está praticamente esgotada.Carolina é formada em educação física pelo UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), com pós-graduação em educação especial pela Universidade Gama Filho. Um pouco sobre o autismo• O QUE É - Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal. O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas. • CAUSAS - A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica). • CARACTERÍSTICAS - Dificuldade na interação social: dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos); dificuldade em fazer amigos; apresenta dificuldade em compartilhar suas emoções; dificuldade em demonstrar reciprocidade social ou emocional. Prejuízos na comunicação: atraso ou falta de linguagem verbal; para aqueles onde a fala é presente, verifica-se uma grande dificuldade em iniciar ou manter uma conversa; uso estereotipado e repetitivo da linguagem; falta ou dificuldade em brincadeiras de “faz de conta”. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades: preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados; assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter “manias” ou focalizar-se em um único assunto de interesse); maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo); preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho, por exemplo).
••• Fontes: ABC da Saúde e Wikipédia
Serviço
Natação Para Autistas -
De Carolina Aparecida de Castro Granato.
Editora Publit; 84 páginas.
Preço médio: R$ 20,00. O livro está sendo vendido pela própria autora. Contato: (24) 9904-115
 .
 novo e-mail da autora: Carolina Granato carolgranato@gmail.com
Pessoal façam contato diretamente com ela para compra do livro. Apenas divulguei a matéria , OK?
Marcio Vieira

21 comentários:

Visite www.arteautismo.com disse...

uneOi Márcio, pesquisando sobre natação encontrei voce.
Sabe moro no Rio de Janeiro e não soube do lançamento deste livro.
Meu filho Filipe faz natação. E os professores dele deixam muito a desejar. Ou seja nao ensinam nada. Para mim teriam que entrar na água p/ ajudar. Não ensinam quase nada.
só não tiro porqwue Filipe ama a aula e o clube. Qdo reclamo eles dizem que Filipe tem o momento dele.
Essa professora poderia dar aulas a estes professores.
Se tivesse ido no lançamento comprava um para eles rs .
Sabe porque esgotou logo? Não existe muito literatura sobre o assunto sobre autismo e muito menos para natação para autistas. Os jovens que se formam, ficam loucos por livros sobre o tema.
Me parece que apesar do autismo ser um tema apaixonante, ele deixa os pesquisadores na retaguarda.
O autista é uma gama de possiblidades, basta ter o interesse. Se quiserem pode desvendar muito este mal
Gostei muito do seu blog pois pude ler vários assuntos sobre o autismo. Parabéns. Te convido a conhecer a arte de Filipe.
Grande abraço.
Ray

Unknown disse...

Oi gostaria de obter um livro mas qdo enviei um e-mail, deu errado vc poderia entrar em contato comigo ?martinselide@hotmail.com

DorothyOZ disse...

Olá Carolina!



Sou estudante de mestrado de Reabilitação Psicomotra, pela Faculdade de Motricidade Humana,da Universidade Técnica de Lisboa.

O tema da minha tese de mestrado é "Estudo do impacto da Intervenção Psicomotora em meio aquático em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)".

A minha área de estudo é a psicomotricidade, o objectivo da tese é criar um instrumento possível de focar e quantificar os comportamentos das crianças com PEA no meio aquático para que possa ser feita uma posterior avaliação sobre o impacto da intervenção. Deste modo, e porque também estou a ter dificuldades em encontrar material sobre o assunto, achei por milagre o seu email na internet. Adorava que me pudese enviar o livro porque em Portugal não devo conseguir encontrá-lo e concerteza seria uma mais valia para a minha tese. Se for possível falar consigo sobre a mesma,para trocar ideias, agradecia.



Com os melhores cumprimentos, aguardo uma resposta

Dorothy Freitas

Mara disse...

Olá, gostaria de obter o livro...liguei no numero indicado da Carolina, mais caiu na caixa postal meu nome é Mara email maracristinars@hotmail.com poderia entrar em contato comigo?
Grata.

Mara disse...

Olá tenho pressa na compra do livro Natação Para Autistas - De Carolina Aparecida de Castro Granato. Editora Publit; 84 páginas. Ja envieu comentario mas ainda nao obtive resposta...ainda no aguardo. Mara Cristina.

Anônimo disse...

Ola Carolina, sou estudante de educacao fisica e estou escrvendo minha monografia sobre autismo. Gostaria de obter seu livro NATACAO PARA AUTISTA, como faço para obte-lo???
Obrigada
Emilie

Anônimo disse...

Boa Tarde!

Sou Professora de Educação Física em Portugal e estava bastante interessada em adquirir o seu livro. Será que era possivel enviar-me o livro para Portugal? Uma vez que não consigo enviar email para o mail referido na sua página web, poderia entrar em contacto comigo? o meu email é: lia_bahut@hotmail.com

Obrigada!
Lia Bahut

Mãe de autista - Aceitação e amor para a cura disse...

Olá,
Gostaria muito de obter este livro. Passei um e-mail, mas o mesmo voltou. Vcs poderiam entram em contato por favor. O meu e-mail é michellafranca@ig.com.br e blog: http://soumaedeautista.blogspot.com/
Fico no aguardo.
Um abraço!!!

Ana disse...

Carolina,Bom dia! Gostaria de comprar o livro onde posso encontrá-lo sou profª de natação e tenho dois alinos autistas. Estarei no Aguardo Obrigada

Anônimo disse...

Oi, como faço pra obter seu livro. Estou me formando em educação física, tenho um filho autista, ja trabalho a natação com ele. Moro em Manaus

Carla Mota disse...

Oi, meu nome é Carla e gostaria muito de obter o livro Natação pra autistas, como faço. Aguardo retorno.

Anônimo disse...

oi, sou prof de educação fisica, pos-graduado em natação,tenho um aluno c sindrome do spectro autista, e gostaria de obter o livro, natação p autistas. como fazer? imail: marcio_luiz_fazenda@hotmailcom, agradeço-lhes desde ja..

Unknown disse...

Olá. gostaria de obter o livro. Meu e-mail: netinhopsi@live.com

Unknown disse...

Olá! Gostaria de obter o livro, como proceder? Meu e-mail: netinhopsi@live.com

Unknown disse...

Olá! Gostaria de obter o livro. Como proceder? Meu e-mail: netinhopsi@live.com

Unknown disse...

Fico grata com o retorno positivo, desculpem pelos problemas de comunicacao hoje uso o email carolgranato@gmail.com e o telefone esta desligado porque moro fora do Brasil , mais ainda continuo vendendo os livros com a ajuda da minha mae. Infelizmente nao consegui uma editora que pudesse financiar o livro, eu paguei toda a publicacao do meu bolso e o preco cobrado e somente para cobrir os custos da edicao, nao ganho nada material com isso, nao tenho interesse, mas ganho muito mais com o retorno que ganho das pessoas e pela felicidade de compartilhar o meu trabalho e que,fique registrado foi um dos que mais me deu prazer.
Obrigada
Carolina Granato

Unknown disse...

Fico grata com o retorno positivo, desculpem pelos problemas de comunicacao hoje uso o email carolgranato@gmail.com e o telefone esta desligado porque moro fora do Brasil , mais ainda continuo vendendo os livros com a ajuda da minha mae. Infelizmente nao consegui uma editora que pudesse financiar o livro, eu paguei toda a publicacao do meu bolso e o preco cobrado e somente para cobrir os custos da edicao, nao ganho nada material com isso, nao tenho interesse, mas ganho muito mais com o retorno que ganho das pessoas e pela felicidade de compartilhar o meu trabalho e que,fique registrado foi um dos que mais me deu prazer.
Obrigada
Carolina Granato

Unknown disse...

Olá!! sou professora de natação, tenho alunos autistas e posso comprovar, na prática, que um autista pode nadar sim e muito bem, tenho uma aluna de 4 anos que está se desenvolvendo mais rápido do que outras da mesma idade e que não são autistas.. Tenho outros na faixa etária de 8 e 10 anos que já estão iniciando os níveis avançados... Embora o autismo traga consigo alguns atrasos isso não quer dizer que realizar uma atividade, para ele, será apenas p desenvolver sua concentração ou outra coisa do tipo. Eles aprendem e aprendem muiito bem, são carinhosos. Tenho alunos que quando me veem me abraçam, abraçam seus colegas.. é lindo ver o desenvolvimento da faala, depois de algum tempo, perdendo os seus medos, encarando novos desafios. Tenho um aluno que comenta comigo sobre natação, sobre os tipos de nado e as competições que ele viu na tv... Amo trabalhar com esse grupo, amo muito...

Unknown disse...

Olá!! sou professora de natação, tenho alunos autistas e posso comprovar, na prática, que um autista pode nadar sim e muito bem, tenho uma aluna de 4 anos que está se desenvolvendo mais rápido do que outras da mesma idade e que não são autistas.. Tenho outros na faixa etária de 8 e 10 anos que já estão iniciando os níveis avançados... Embora o autismo traga consigo alguns atrasos isso não quer dizer que realizar uma atividade, para ele, será apenas p desenvolver sua concentração ou outra coisa do tipo. Eles aprendem e aprendem muiito bem, são carinhosos. Tenho alunos que quando me veem me abraçam, abraçam seus colegas.. é lindo ver o desenvolvimento da faala, depois de algum tempo, perdendo os seus medos, encarando novos desafios. Tenho um aluno que comenta comigo sobre natação, sobre os tipos de nado e as competições que ele viu na tv... Amo trabalhar com esse grupo, amo muito...

Jezimária disse...

Olá!! sou professora de natação, tenho alunos autistas e posso comprovar, na prática, que um autista pode nadar sim e muito bem, tenho uma aluna de 4 anos que está se desenvolvendo mais rápido do que outras da mesma idade e que não são autistas.. Tenho outros na faixa etária de 8 e 10 anos que já estão iniciando os níveis avançados... Embora o autismo traga consigo alguns atrasos isso não quer dizer que realizar uma atividade, para ele, será apenas p desenvolver sua concentração ou outra coisa do tipo. Eles aprendem e aprendem muiito bem, são carinhosos. Tenho alunos que quando me veem me abraçam, abraçam seus colegas.. é lindo ver o desenvolvimento da faala, depois de algum tempo, perdendo os seus medos, encarando novos desafios. Tenho um aluno que comenta comigo sobre natação, sobre os tipos de nado e as competições que ele viu na tv... Amo trabalhar com esse grupo, amo muito...

Jeruza do Vale disse...

Super parabéns pelo trabalho minha cara. Precisamos de mais investimentos sobre atividade física para nossos pequenos!