É preciso conhecer

É preciso conhecer

terça-feira, 22 de junho de 2010

Dia do Orgulho Autista será comemorado com uma série de eventos no DF

Dia do Orgulho Autista será comemorado com uma série de eventos no DF



Publicação: 18/06/2010 12:22

O Dia do Orgulho Autista é comemorado nesta sexta-feira (18/09) em todo o mundo. A data foi criada por pais de pessoas diagnosticadas autistas, com o objetivo de demonstrar a satisfação pessoal com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, segundo Fernando Cotta, coordenador da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal (Corde-DF).

No Distrito Federal, diversos eventos estão programados até a quarta-feira (23/6) da semana que vem para comemorar a data. Hoje haverá um ciclo de palestras no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) em parceria com a Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) para celebrar a 6ª edição mundial. Para participar é preciso se inscrever pela Corde ou no site do IESB. A inscrição é gratuita. O ciclo começou às 8h e termina às 18h30, com intervalos para almoço.

Segundo Fernando, a data é celebrada desde 2005, no Brasil, quando foi criado o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB). "O movimento nasceu, primeiramente, nos Estados Unidos. Depois foi difundido por países europeus, até chegar no Brasil", explica. O objetivo é destacar pessoas, órgãos e entidades que trabalham pela melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Além deste ciclo de palestras que conta com diversos especialistas no assunto, no sábado terá um evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) denominado de "Desabafo Autista e Aspenger", a partir das 14h. No dia 23, está programada para às 10h uma solenidade de entrega do V Prêmio Orgulho Autista 2009/2010, que será transmitido pela Rádio Nacional.

Autismo


O autismo é um distúrbio no desenvolvimento humano. A síndrome é definida por alterações presentes desde idades muito precoces e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no usa da imaginação.

Serviço

Ciclo de Palestras
Participam do evento a Corde, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, presidente do MOAB, professores do IESB e especialistas no assunto
Data: 18/06 (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h30 e 13h30 às 18h30
Local: Auditório do IESB, na Quadra 614, na L2 Sul

Desabafo Autista e Asperger
Data: 19/06 (sábado)
Horário: 14h
Local: Câmara Legislativa

Solenidade de entrega do V Prêmio Orgulho Autista 2010/2009
Data: 23/06 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Ainda não está definido

Nenhum comentário: