É preciso conhecer

É preciso conhecer

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Tablets ajudam crianças com autismo a desenvolverem melhores capacidades de comunicação




18 de novembro de 2013 · por Silmar Geremia

Artigo_Destaque
Uma nova pesquisa indica que as crianças com autismo podem aprender a falar mais cedo do que se pensava e os tablets estão desempenhando um papel cada vez maior para que isso aconteça, de acordo com Ann Kaiser, uma pesquisadora da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano Vanderbilt Peabody.
Um estudo financiado pela Autism Speaks descobriu que os dispositivos usando softwares de vocalização para incentivar crianças com idades entre 5 e 8 anos a desenvolver habilidades de fala resultaram no desenvolvimento das palavras consideravelmente mais rápido em comparação com outras intervenções.Todas as crianças no estudo aprenderam novas palavras e várias aprenderam a produzir frases curtas enquanto brincavam e aprendiam através dos softwares.

Crianças com autismo tem um instrumento de comunicação facilitada nos tablets.
Crianças com autismo tem um instrumento de comunicação facilitada nos tablets.
“Para alguns pais, foi a primeira vez que conseguiram conversar com os seus filhos “, disse Susan W. Gray Professora de Educação e Desenvolvimento Humano. Com o advento dos iPads e outros tablets esse tipo recurso tornar-se acessível para um maior número de crianças com autismo e suas famílias. Dispositivos de comunicação aumentativa e alternativa – que empregam símbolos, gestos, imagens e saída de voz – têm sido usados ​​há décadas por pessoas que têm dificuldade em falar.
Agora, com a disponibilidade de aplicativos que emulam esses dispositivos, os tablets oferecem uma maneira fácil, acessível e barata para ajudar as crianças com autismo a se comunicar. Além disso, os tablets são muito menos estigmatizantes para os jovens com autismo que dependem deles para se comunicar com colegas, professores e amigos.



http://blogmundoazul.wordpress.com/2013/11/19/tablets-ajudam-criancas-com-autismo-a-desenvolverem-melhores-capacidades-de-comunicacao/