É preciso conhecer

É preciso conhecer

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pesquisa descobre diferença no cérebro de autistas


SACRAMENTO, EUA - Cientistas do Instituto Mind, da Universidade da Califórnia em Davis descobriram que o cérebro de autistas do sexo masculino tem menos neurônios na região chamada amídala, uma parte do cérebro envolvida em emoções e memória. O estudo, publicado na edição desta quarta-feira do Journal of Neuroscience, é o primeiro neuroanatômico a quantificar uma diferença chave na amídala autista.
David Amaral, diretor de pesquisa do Instituto Mind da Universidade da Califórnia em Davis, e a estudante research director of the UC Davis M.I.N.D. Institute, e a pesquisadora da UC San Diego Cynthia Mills Schumann contaram e mediram amostras representativas de neurônios na amídala de nove cérebros post-mortem de homens que tiveram autismo e dez de homens que não sofriam do distúrbio. A idade de ambos os grupos ia de 10 a 44 anos no momento da morte. Quando Schumann e Amaral contaram os neurônios, eles encontraram significativamente menos neurônios - células responsáveis pela criação e transmissão de impulsos elétricos - em toda a amídala e em seu núcleo lateral nos cérebros de pessoas com autismo.
"Enquanto sabemos que o autismo é um distúrbio do desenvolvimento cerebral, porém, onde, como e onde o cérebro autista se desenvolve de maneira anormal vem sendo um mistério", disse Thomas R. Insel, médico e diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental. "Essa descoberta é importante pois demonstra que a estrutura da amídala é anormal no autismo. Juntamente com outras descobertas sobre o funcionamento anormal da amídala, a pesquisa está começando a estreitar a pesquisa pela base cerebral do autismo".
Neurocurso - Cursos Online de Neurociências e Neurologia Certificados pela UFMG
Atualmente afetando uma em cada 166 crianças e principalmente homens, o autismo é um distúrbio neurodesenvolvimentista que dura a vida toda, caracterizado por deficiências sociais e comunicativas. Enquanto o autismo possui claros indicadores comportamentais, tem sido difícil apontar as alterações neurais que causam essas deficiências. Em estudos da década de 80, os pesquisadores começaram a focar na amídala por causa de sua importância na geração de reações emocionais apropriadas e na assimilação de memórias, essenciais para o aprendizado social - funções que são prejudicadas pelo autismo.
Com essa última confirmação de que a amídala é patológica no autismo, Amaral e seus colegas vão determinar agora porque há menos neurônios na amídala e se outras partes do cérebro são afetadas da mesma forma.
"Nós precisamos observar outras regiões do cérebro para descobrir se a perda celular é idiossincrática à amídala ou um fenômeno mais geral", ele disse. "Estamos nos primeiros estágios para entender o autismo e suas patologias neurológicas. É claro que é um processo com muitos passos, mas pelo menos estamos um passo à frente".
Mais pesquisas vão ajudar também a identificar o ponto do desenvolvimento no qual a redução de neurônios realmente ocorre, o que o atual estudo não mostra.
"Uma possibilidade é que há desde sempre menos neurônios na amídala de pessoas com autismo. Outra possibilidade é que um processo degenerativo ocorra mais adiante na vida e leve à perda de neurônios. Mais estudos são necessários para refinar nossas descobertas", afirmou Schumann.

 http://neurolab.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=124:pesquisa-descobre-diferenca-no-cerebro-de-autistas&catid=44:noticias-de-neurociencias-e-neurologia&Itemid=28

domingo, 21 de outubro de 2012

Show de Katy Perry com menina autista




Katy Perry  protagonizou um dos momentos mais emocionantes desta semana. A cantora fez um dueto de ‘Firework’, um de seus maiores sucessos, com Jodi DiPiazza, menina autista de 11 anos, durante o programa ‘Night of Too Many Stars’, do canal a cabo americano Comedy Central. Jodi dividiu os vocais com com Katy enquanto tocava piano. Emocionante.
O programa, apresentado por John Stewart, vai ao ar no dia 21. Em seu perfil no Twitter, Katy Perry mostrou a felicidade por ter feito o dueto com Jodi. “Eu nunca vou esquecer essa noite. Até agora, foi o momento mais importante no que eu faço”, disse a cantora aos seus milhões de fãs após a gravação, realizada no último domingo (14). Quer se emocionar? Assista à perfomance.
http://www.youtube.com/watch?v=QX-xToQI34I&feature=player_embedded

de: http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2012/10/19/emocionante-katy-perry-faz-performance-com-menina-autista-na-tv/

Katy Perry fez um dueto muito especial, durante sua apresentação na festa beneficente da Comedy Central, Night of Too Many Stars, realizada esta semana, em Nova York.
A pop star foi acompanhada ao piano por Jodi DiPiazza, uma menina de 11 anos, autista, com quem cantou o hit “Fireworks”. Katy abraçou a menina, depois da apresentação, contendo a emoção. O evento arrecadou dinheiro para vários programas sobre o autismo no país inteiro e para oferecer serviços de qualidade aos autistas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA DE SC DISCUTE AUTISMO

Contamos com a sua participação!
Janice Aparecida Steidel Krasniak
Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
48.3221.2898

Dep. José Nei Alberton Ascari
Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
48.3221.2898

Favor responder para o email:comissaodireitosdeficiente@alesc.sc.gov.br