É preciso conhecer

É preciso conhecer

segunda-feira, 20 de julho de 2009

III ENCONTRO CATARINENSE DE CAPACITAÇÃO EM AUTISMO

A AMA- Florianópolis estará promovendo com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial o III Encontro Catarinense de Capacitação em Autismo. O evento ocorrerá nos dias 05,06 e 07 de agosto de 2009 no auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial em São José- S.C. O tema central é: Autismo em questão.
Mais informações e inscrições com a AMA Florianópolis e com a FCEE.
O programa prevê palestras de vários especialistas renomados nacionalmente.

As inscrições e mais informações podem ser conseguidas via os e-mails: amaflorianopolis@hotmail.com ou nimichelli@hotmail.com
ou telefones: 048-32446009 ou 48-99812829 com Nívea.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Arte e autismo



Recebi uma mensagem emocionante de Ray, mãe de Felipe. Sua garra e sinceridade me comove. Quando vejo um site como esse do Felipe e de sua brava mãe, penso que as novas tecnologias de comunicação estão ajudando e contribuindo muito com a inclusão social e cultural. Apesar de sua modéstia, Ray faz um trabalho muito lindo, inclusive estéticamente, juntamente com seu filho autista, o artista Felipe. Parabéns Ray e Felipe, é só o que posso dizer.
Abaixo o brilhante e-mail enviado e o link do site deles.
As fotos são dos quadros de Felipe, tem mais na galeria do site do arteautismo.
@@@@@@@@@@@@@@@@@

Olá Marcio, sou Ray mãe do Filipe do site www.arteautismo.com
Tudo bem?
Hoje visitei o seu blog , onde vi que você disponibiliza artigos importantes sobre autismo. Até comentei no tema: Natação para autistas.
Sabe Márcio, ter um filho autista é difícil, porque não encontramos ajuda para eles, e eu com ajuda do Meu
Deus Verdadeiro intui, que Filipe gostava de arte. No começo era só rabiscos, guardados até hoje numa pasta. Qdo, e ele tinha 18 anos , consegui que uma professora de arte o ensinasse. Ele logo consegui usar a tinta e os pincéis. A Professora desenhava e ele pintava. Mas eu queria mais do que isso, queria conhecer Filipe, já que ele não é um autista verbal. Comprei telas e tintas e dei para ele em nossa casa, até mesmo a posição da tela , ele escolhia. Daí foram surgindo as telas do arte Autismo. Eu então achei que devia , mostrar
isto as pessoas. Fiz o site para ele, eu mesma. Fiquei a noite inteira estudando com o Terra para cria-lo.
O contador do site é muito ruim , não é o real do stats do site.
Entram por dia de mais de 150 pessoas. Recebo e-mail de mães que apoiam Filipe. Ma é só isso.
Fizemos uma exposição e tento achar um empresário para contratar Filipe para usar sua cores em catálogos. folders. Mas não consigo. Parece que todo trabalho foi em vão.
O que quis fazer foi reforçar o ego de Filipe para que ele consiga se fortalecer e sair desta muralha.
Quando ele se viu no video http://www.youtube.com/watch?v=bAIaz5dNEpQ com a reportagem que fizemos na GNT, ficou mais feliz , parecia saber o seu real valor.
A gente precisa de ajuda e eu peço a sua. Se você puder nos ajude add o link de Filipe no seu blog, ou escrever um post sobre ele. Você também pode colocar o vídeo em Vídeos sobre autismo. Isso vai ajudar muitoooo!
Você é um excelente jornalista e isso terá peso para Filipe.
Mas Marcio , se você não quiser fazer, tudo bem, fique à vontade.ok?

Preciso muito ajudar meu filho Márcio, não posso deixar que sua arte se perca. é como algo que tem a nos dizer.
Um grande abraço.
Ray

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Curso sobre TID e Método Teacch na FCEE

São José, 06/07/2009 - A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) deu início nesta segunda-feira ao Curso sobre Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) e Método Teacch, com o objetivo de capacitar professores de APAEs e ampliar seus conhecimentos.

Sob a organização da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (GECEA) e coordenação da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (GEPCA) e do Centro de Educação e Vivência (CEVI), o Curso é ministrado pelas professoras Graziella Cristofolini da Rosa e Tatiana de Almeida Sada.

tid_2Segundo a GECEA, o curso teve grande procura de todas as regiões do Estado. Os convites foram enviados às APAES no dia 25 de junho, e no dia 29 as 40 vagas haviam se esgotado. A professora da APAE de São Miguel do Oeste, Rosane Finn Wathier (Centro da foto), trabalha com Educação Especial há 18 anos e comentou sobre suas expectativas. Ela ressaltou a importância de esclarecer dúvidas e estar atualizada para saber como lidar com os comportamentos dos alunos e como agir no momento de estabelecer limites e vencer a resistência para as atividades de classe. Os professores da APAE de São José, Aline Fernandes e Tiago Lacerda, falaram a respeito da oportunidade de buscar novas metodologias e estratégias para aplicar em sala de aula. “A questão do Autismo ainda é uma incógnita. Em algumas situações não adianta simplesmente chamar a atenção se aquele não é o momento do aluno. Cada um apresenta particularidades próprias, o que reflete em diferentes comportamentos”, comentaram.

As aulas acontecem das 8 às 12hs e das 13 às 17hs, e vão até a próxima sexta-feira, 10 de julho, concluindo a carga horária de 40 horas. A certificação será emitida pela FCEE.

Assessoria de Imprensa FCEE