É preciso conhecer

É preciso conhecer

quarta-feira, 24 de junho de 2009

FESTA JUNINA DA AMA DE FLORIANÓPOLIS NO DIA 27 DE JUNHO

A AMA- Florianópolis está convidando todos os amigos e apoiadores para uma Festa Junina em sua sede:


"Traga seu filho autista para participar da FESTA JUNINA DA AMA que acontece no dia 27/06/2009 (sábado) às 16h30 em nossa sede
na rua Souza Dutra nr. 837 – rua da Igreja de Fátima –
Bairro Estreito - Florianópolis-SC "

VENHA PARTICIPAR !


A diretoria

Conheça o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva

Projeto inovador, viabilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).

O Portal Nacional de Tecnologia Assistiva é um importante instrumento de troca de informações e conhecimentos entre as iniciativas brasileiras na área da Tecnologia Assistiva. Concentra experiências de pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de Tecnologia Assistiva e/ou Ajudas Técnicas, as quais visam promover a inclusão de uma população estimada em 24,6 milhões (Censo/IBGE).
Permite conhecer as necessidades das pessoas com deficiência e idosos, quais lacunas existem no país para que soluções se tornem amplamente acessíveis e possam beneficiar todos os cidadãos que delas necessitam, com informações de qualidade para subsidiar políticas públicas em Ciência.
O Portal é uma ferramenta capaz de estimular a interação entre usuários de Tecnologia Assistiva, profissionais e gestores públicos de diversas áreas (Ciência e Tecnologia, Saúde, Educação etc), empresas, centros de pesquisa e instituições que atuam para promover qualidade de vida e inclusão social das pessoas.

Veja o link do Portal:

http://www.assistiva.org.br/

Método computadorizado muda o diagnóstico do autismo

Zero Hora

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveram um método computadorizado de eletroencefalograma que mostrou resultados promissores para o diagnóstico de autismo. Atualmente, o principal método é o exame clínico.O pesquisador Adaílton Pontes mapeou a atividade cerebral de 14 autistas de alto desempenho do sexo masculino, ou seja, pacientes sem retardo ou problemas significativos de linguagem.Após o mapeamento, o resultado foi analisado quantitativamente, dentro de testes funcionais e modelos matemáticos e estatísticos.Nos pacientes estudados, o hemisfério direito demonstrou ter menos reatividade do que o esquerdo. Em indivíduos normais, os hemisférios têm o mesmo nível de atividade.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2554996.xml&template=3898.dwt&edition=12574&section=1003

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dez coisas que um autista gostaria que você soubesse

Coloquei um link interessante de um blog de um autista feito pela família. Apesar de acreditar que algumas das "coisas" que são colocadas não servem para todos os autistas, pois existe uma grande diversidade autista, as informações são válidas:
http://blog.agencialumini.com/10-coisas-que-um-autista-gostaria-que-voce-sobesse/

sábado, 6 de junho de 2009

AMA de Criciúma promove jantar beneficente

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Criciúma promove no dia 10 de junho um jantar beneficente para arrecadar fundos. A festa será no Centro de Eventos Germano Rigo. Os ingressos custam R$ 15. A AMA atende 51 crianças portadoras de autismo na região da Amrec. Deste total 16 frequentam a instituição em período integral. O autismo é uma alteração cerebral e comportamental que afeta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. A AMA oferece aos portadores do distúrbio atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, todos trabalhando dentro do método desenvolvido especialmente para trabalhar com os autistas. Além disso, acontecem oficinas de reciclagem de papel e pintura em madeira. A maioria dos portadores de autismo não fala e, quando falam, é comum a repetição de sons ou palavras e a inversão pronominal. As causas do distúrbio ainda são desconhecidas na medicina. Os interessados em colaborar podem buscar informações nos telefones (48) 3462 9804 ou (48) 9993 2276.